quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Você é Hands On?

Vamos supor que, após uma duríssima competição com outros candidatos tão bem preparados quanto Fabiana, ela conseguisse ser admitida como gestora de atendimento interno, nome que agora se dá à Seção de Serviços Gerais. E um de seus primeiros clientes fosse o seu Borges, Gerente da Contabilidade.

Seu Borges: Fabiana, eu quero três cópias deste relatório.

Fabiana: In a hurry!

Seu Borges: Saúde.

Fabiana: Não, Seu Borges, isso quer dizer "bem rapidinho". É que eu tenho fluência em inglês. Aliás, desculpe perguntar, mas por que a empresa exige fluência em inglês se aqui só se fala português?

Seu Borges: E eu sei lá? Dá para você tirar logo as cópias?

Fabiana: O senhor não prefere que eu digitalize o relatório? Porque eu tenho profundos conhecimentos de informática.

Seu Borges: Não, não.. Cópias normais mesmo.

Fabiana: Certo. Mas eu não poderia deixar de mencionar minha criatividade. Eu já comecei a desenvolver um projeto pessoal visando eliminar 30% das cópias que tiramos.

Seu Borges: Fabiana, desse jeito não vai dar!

Fabiana: E eu não sei? Preciso urgentemente de uma auxiliar.

Seu Borges: Como assim?

Fabiana: É que eu sou líder, e não tenho ninguém para liderar. E considero isso um desperdício do meu potencial energético.

Seu Borges: Olha, neste momento, eu só preciso das três cópias.

Fabiana: Com certeza. Mas antes vamos discutir meu futuro...

Seu Borges: Futuro? Que futuro?

Fabiana: É que eu sou ambiciosa. Já faz dois dias que eu estou aqui e ainda não aconteceu nada.
Seu Borges: Fabiana, eu estou aqui há 18 anos e também não me aconteceu nada!

Fabiana: Sei. Mas o senhor é hands on?

Seu Borges: Hã?

Fabiana: Hands on....Mão na massa.

Seu Borges: Claro que sou!

Fabiana: Então o senhor mesmo tira as cópias. E agora com licença que eu vou sair por aí explorando minhas potencialidades. Foi o que me prometeram quando eu fui contratada.


Pessoas superqualificadas não resolvem simples problemas!

Um dia um grupo de marketing e finanças foi visitar uma de nossas fábricas e no meio da estrada, a van da empresa pifou. Como isso foi antes do advento do milagre do celular, o jeito era confiar no especialista, o Cleto, motorista da van. E aí todos descobriram que o Cleto falava inglês, tinha informática, energia, criatividade e estava fazendo pós-graduação...só que não sabia nem abrir o capô.

Duas horas depois, quando o pessoal ainda estava tentando destrinchar o manual do proprietário, passou um sujeito de bicicleta. Para horror de todos, ele falava "nóis vai" e coisas do gênero. Mas, em 2 minutos, para espanto geral, botou a van para funcionar. Deram-lhe uns trocados, e ele foi embora feliz da vida.  

Aquele ciclista anônimo era o protótipo do funcionário para quem as Empresas modernas torcem o nariz: O QUE É CAPAZ DE RESOLVER, MAS NÃO DE IMPRESSIONAR.

Max Gehringer
Colunista da Revista EXAME

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